Quando somos crianças, sonhamos em ser astronautas ou jogadores de futebol.
Na fase da adolescência, sonhamos numa carreira musical ou na moda.
Como adultos, sonhamos com uma casa ou num percurso profissional.
E numa idade sénior? Fazer o que nunca fizemos ou voltar onde fomos felizes?
Efetivamente, o sonho acompanha-nos em todos os momentos da nossa vida. Sonhar faz parte da essência do ser humano. É física e psicologicamente saudável, traz-nos inspiração e, quando é partilhado, pode tornar-se numa realidade.
E é no sonhar que contamos parte da história de António Barroqueiro, na nossa casa, no passado dia 17 de Maio – uma data em que se assinalou o dia mundial da pastelaria.
Tudo aconteceu há 2 meses atrás, numa viagem divertida na Carrinha dos Sorrisos com os utentes do Centro Social e Paroquial de Calvão, em que o senhor António, antigo profissional com mais de 40 anos dedicados no setor de pastelaria, confidenciou um dos seus desejos: voltar a ser pasteleiro por um dia.
Pelas mãos do professor Fernando Batista, fundador da Mais Feliz Associação, a ideia ganhou forma e o sonho começou a ser secretamente preparado na Ferneto, entre a equipa da Associação, do Centro Social e, também, da família do Sr. António.
A terça-feira, 17 de maio, seria um dia bem tranquilo para o Sr. António no Centro, mas cedo percebeu-se que ganharia outros contornos…
A Carrinha dos Sorrisos apareceu de surpresa para levá-lo até à Ferneto.
À sua espera, estava o técnico da Ferneto Manuel Furão, seu ex-aprendiz, e o seu filho Jorge Gabriel, também ele técnico de pastelaria.
O mise en place já estava feito para as receitas que o Sr. António havia criado há dezenas de anos, “o pão-de-ló e o semifrio do Sr. António”.
A sua esposa, Isilda, também esteve presente, assim como o mais novo dos seus 5 filhos, Tiago.
Os encontros no Bakish Center foram verdadeiramente emocionantes. Os momentos, de pura felicidade, sensibilizaram todos os que por aqui passaram. Relembraram-se boas memórias na pastelaria, partilhou-se como foi engenhada esta surpresa e degustou-se este sonho tão doce que tornou-se realidade.
São destes pequenos gestos que o mundo precisa, de ações reais dedicadas ao próximo. Encontrar alegria na alegria dos outros, é o verdadeiro segredo da felicidade.
Parabéns, Mais Feliz Associação.