Panic é um nome que enquadrado no universo da panificação remete-nos para o pânico e para o medo dentro de uma padaria… será? Não, nada disso. Panic é uma padaria criada por Javier Marca, um ex-diretor de arte que encontrou na verdadeira simplicidade do pão a sua diferença e afirmação enquanto padaria. A audácia do nome e da imagem são devidos à sua ligação com o mundo das artes e da comunicação.
Mas vamos então saber como surgiu a Panic, uma das padarias mais badaladas de Madrid…
Em 2012, quando Espanha atravessava uma época de crise, Javier viu-se obrigado a reinventar-se como profissional e viu na sua condição de consumidor de pão uma oportunidade.
No seu consumo diário de pão, Javier não encontrava nenhum pão que gostasse verdadeiramente… pão de candeal, de baguete, escuro ou de cereais, nenhum lhe criava uma sensação diferente e de deleite, todos os pães tinham-lhe o mesmo sabor. Para além disso, precisava de comprar pão para o pequeno-almoço, para o almoço e para o jantar, não havia nenhum que durasse um ou mais dias…
Desta forma, começou a estudar o pão, as suas técnicas e porquês, e descobriu que para um bom pão fabricar apenas precisava de esperar… farinha, água, sal e tempo, muito tempo de espera, de fermentação… uma receita simples que permitiu proporcionar mais sabor, aroma e maior capacidade de conservação ao pão.
Foi assim que nasceu a Panic, uma padaria artesanal concebida por um designer experiente e um padeiro principiante que definiu com precisão e arrojo a sua identidade, loja e produtos.
O pão de hoje começou a ser fabricado ontem…
… foi amassado numa amassadeira de 35kg de farinha da marca Ferneto,
… formado pelas mãos de padeiros atentos e cuidadosos,
… fermentado no seu devido tempo,
e foi cozido hoje à temperatura ideal.
Para a Panic nada é mais importante do que dar tempo ao pão, fabricá-lo como merece ser fabricado e como merecem as pessoas que o consomem. Daí a importância da massa velha, “o coração do pão“ como Javier apelida. O segredo do seu pão é mesmo esse: tempo.Aqui, bem no centro de Madrid, não há pão quente a toda a hora para que os clientes o possam vir buscar, há uma produção limitada de pão, tal como existia antigamente.
Rústico, saboroso e duradouro são alguns dos adjetivos que os seus clientes reconhecem nos pães PANIC. Se tiver oportunidade, visite este espaço.