A emissão de poeiras decorrentes da utilização de amassadeiras é o principal ponto abordado pela Norma Europeia EN 453:2014, que obriga a alterações por parte das empresas fabricantes de equipamentos, bem como pelas empresas empregadoras: padarias, confeitarias e outras unidades de fabrico de panificação.
A utilização de uma proteção de segurança fechada na tina da amassadeira é o método utilizado e implementado pela Ferneto, para limitar as emissões de poeira.
Na Ferneto, para amassadeiras que têm como destino os “mercados CE” (países membros da União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega, Suíça e a Turquia), utilizamos 2 tipos de proteções de tina mediante as tipologias de equipamentos:
- Proteção fechada em polímero técnico PETG – amassadeiras de tina fixa (AEF, ABX, AFR e AXR)
- Proteção fechada em aço inoxidável – amassadeiras de tina amovível (ATI)
A primeira é composta por polímero técnico em PETG, um material adequado à indústria alimentar, de elevada resistência e que permite uma boa visibilidade ao operador, dado ser transparente. Enquanto que a segunda é concebida em aço inoxidável AISI 304, também adequado à indústria alimentar.
As duas proteções cumprem com os pressupostos definidos na Norma Europeia EN 453:2014 e proporcionam uma performance equivalente às proteções em grelha, não interferindo com a qualidade da amassadura.
As proteções dispõem de uma pequena abertura com tampa, em polímero técnico, que permite ao operador retirar amostras de massa e verificar as características do produto em amassadura. Esta abertura, que tem a sua própria tampa, deve estar fechada, para evitar a propagação de poeiras.
Para mercados fora da União Europeia, a aplicação da proteção da tina é feita mediante outras regras, definidas de acordo com as regras dos próprios mercados.
Leia mais:
- Norma europeia EN 453:2014: amassadeiras (proteções de tina)
- Incumprimentos: norma europeia EN 453:2014
- Proteções de tina (amassadeiras): alterações técnicas
- A asma do padeiro
- Boas práticas na padaria: propagação de poeiras