2023 arrancou da melhor forma para o setor de panificação português, com a distinção para o melhor pão biológico e nutricional do mundo.
A conquista decorreu no campeonato internacional que aconteceu em Itália, “Bread in the City”, aquando da feira Sigep AB Tech Expo, de 21 a 25 de janeiro.
Já na sua quinta edição, a competição foi organizada em parceria com o Richemont Club Itália, que contou com a participação de nove equipas de todo o mundo, nomeadamente as seleções de Espanha, Itália, Holanda, México, Peru, China, Israel, Croácia e Portugal.
Nesta competição, houve lugar nas seguintes áreas:
- Pães criativos
- Viennoiseries”, produtos feitos à base de massas folhada e brioche
- Empadas de forno
- Pastelaria salgada
A participação portuguesa, composta por José Carlos dos Santos, Américo Couto e Rui Lopes, apresentou o pão Rosa Negra, inspirado num dos locais mais emblemáticos da Serra da Estrela.
O pão Rosa Negra é um pão feito à base de farinhas de trigo e trigo integral, alfarroba, mel, sementes de centeio e zimbro – onde é feita uma infusão inicial.
Parabéns à criação portuguesa! Para a equipa, o segredo principal é a massa, mas há outros que podem ser descobertos por qualquer profissional que trabalhe nesta área:
- A seleção de ingredientes de qualidade, mais adequados ao produto que se pretende fabricar;
- A implementação de uma produção metódica, com respeitos pelos tempos de amassadura, repouso e formação da massa, controlando e avaliando a massa em cada fase;
- E muito treino, inúmeras tentativas e diversos testes que permitem aprimorar resultados experiência após experiência…
Foi com orgulho que contribuímos no treino, cedendo o espaço Bakish Center na fase final de preparação onde puderam usar as amassadeiras, divisoras e estufas de fermentação Ferneto.
Parabéns a todos os elementos da equipa portuguesa, que levaram a “massa a bom porto”, demonstrando que Portugal é um país de enorme riqueza, conhecimento e inovação.