No passado dia 4 de agosto, foi apresentado o Método Respectus Panis, no Bakish Center Ferneto, num evento organizado pelo Clube Richemont Portugal.
Conduzido por Elisabete Ferreira (presidente do Clube Richemont Portugal) e Américo Couto (membro dos “Ambassadeur du Pain” e presidente da Assembleia do Clube Richemont Portugal), que fizeram um enquadramento inicial a todos os convidados, a apresentação do método foi realizada pelo MOF Boulanger Amândio Pimenta.
Amândio Pimenta, luso descendente, é um dos membros fundadores dos “Ambassadeurs du Pain”, associação francesa que promove a padaria artesanal mundialmente, através da publicação de livros, formações e a organização do mundial do pão desde há 8 edições.
Titulado o melhor padeiro de França no ano de 1994, com inúmeros méritos como profissional e formador, Amândio tem um percurso inspirador. Durante o seu trajeto tem desenvolvido receitas de pão inovadoras, sempre numa ótica de respeito pelo ciclo produtivo, sustentabilidade do planeta e pela superior defesa do pão como alimento ativo na saúde.
Respectus Panis é um método que se baseia nos seguintes princípios:
- Amassadura menos intensiva e mais curta;
- Uso de ingredientes puros ou naturais;
- Redução de leveduras e de sal;
- Fermentações longas a temperaturas moderadas;
Esta abordagem não é inovadora mas recupera técnicas antigas, alguma perdidas no tempo, que pretende valorizar o bem fazer com benefícios claros para a saúde e, também, para a diferenciação das padarias artesanais.
Durante a apresentação, Amândio Pimenta partilhou várias técnicas sobre pão, ensinamentos direcionados para o dia-a-dia e muitas histórias sobre o que motiva a amar tanto esta profissão.
Dedicada exclusivamente para os membros do Clube Richemont de Portugal, este evento, foi, sem dúvida, uma tarde muito inspiradora, assente na mensagem de que o futuro do setor está, efetivamente, nas nossas mãos.