As Jornadas Técnicas de Panificação – Moçambique 2024, realizadas recentemente nas cidades de Maputo, Beira e Nampula, destacaram-se como um evento de grande importância para o setor da panificação e da pastelaria no país.
Numa organização conjunta entre a Ferneto Moçambique, a For Mozambique e a Merec, estas jornadas contaram com a participação especial do renomado mestre Sr. Ernesto Fernandes.
O ciclo de jornadas que teve como objetivo principal a capacitação dos profissionais do setor, foi calendarizado no mês de maio, sobre grande parte do território moçambicano:
- 7 a 10 de maio na capital em Maputo,
- 15 de maio em Nampula, a Norte do país,
- 20 e 21 de maio no centro, na Beira.
A presença do Sr. Ernesto Fernandes foi um dos pontos altos das jornadas. Com uma vasta experiência e um grande reconhecimento internacional, o Sr. Ernesto conduziu as diferentes sessões, demonstrando todas as fases de trabalho, desde a escolha dos ingredientes até à decoração do produto final, numa abordagem extremamente prática e pedagógica, que permitiu aos participantes observar, praticar e conversar sobre as diferentes temáticas:
- Técnicas de fermentação natural para a produção de pães de fermentação natural, enfatizando-se sobre os benefícios do sabor, conservação e saúde.
- Uso eficiente dos equipamentos, para aumento da produtividade e dos índices de trabalho na padaria, com destaque para as tecnologias das amassadeiras em espiral, refrigeradores de água e armários de conservação.
- Receitas inovadoras, com ideias para novos produtos de pastelaria com massas folhadas, para poder atrair mais consumidores.
No final de cada uma das jornadas, foi percebido um impacto positivo nos participantes, que levaram consigo conhecimento, ideias, algumas ferramentas e, acima de tudo, um novo ímpeto para o seu trabalho nas padarias que alimentam diariamente Moçambique.
A todos que estiveram presentes, investindo o seu tempo, muito obrigado por também nos permitirem aprender e pensar sobre os desafios que o setor de panificação atravessa.
Em forma de conclusão, agradecemos e reconhecemos o trabalho na organização destas jornadas, por parte de todas as equipas envolvidas da Ferneto Moçambique, da For Mozambique e da Merec, do grande mestre Sr. Ernesto Fernandes e de todos os que colaboraram para fazer acontecer este grande evento.
Muito obrigado.