A Norma Europeia EN 453:2014 aponta para os principais perigos existentes, que correspondem a potenciais riscos para os operadores dos equipamentos, entre os quais, a inalação de pós de farinhas através da utilização de amassadeiras.
Concebida pelo CEN (Comissão Europeia de Normas), a EN 453:2014 tem como objetivo definir e normalizar o fabrico de equipamentos, auxiliando os fabricantes na garantia dos parâmetros de funcionamento e de segurança.
Esta norma é válida para todas as amassadeiras de 5 até 500 litros de volume da tina, utilizadas individualmente ou em linhas contínuas, em indústrias alimentares, panificadoras, padarias e pastelarias, na preparação de massas com farinhas, água e outros ingredientes.
Estão abrangidas todas as novas amassadeiras de tina fixa, extraível e basculante, colocadas no mercado europeu, nomeadamente países membros da União Europeia, da EFTA (Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça) e a Turquia. Para mercados fora da União Europeia, a aplicação das proteções das tinas é feita mediante outras regras, definidas de acordo com o próprio mercado.
Conclui-se que as emissões de poeiras das amassadeiras devem ser minimizadas, usando uma proteção fechada na tina, ou um outro método de protecção, para limitar as emissões de poeiras.
A norma define que não podem existir partículas respiráveis no ar.
Para melhor se perceber, são consideradas partículas respiráveis aquelas que têm um diâmetro inferior a 8 μm (mícron). A medição deve ser feita com o recurso a um medidor de poeiras para partículas respiráveis. Para maiores esclarecimentos sobre a medição de poeiras no ambiente de trabalho, deve consultar-se um técnico ou empresa de segurança e higiene no trabalho.
A Norma Europeia EN 453:2014 foi publicada em 2016, e permite, como qualquer outra norma, um período de adaptação e de transição, para que as empresas fabricantes possam criar, desenvolver e aplicar as devidas alterações aos equipamentos que fabricam.
Na Ferneto, desde 2016, temos uma solução que responde a esta necessidade (proteção fechada em aço inoxidável) e, durante o referido período de adaptação, tem trabalhado, afincadamente, na mesma tornando-a mais funcional, mais competitiva e igualmente respeitadora dos métodos de trabalho das indústrias de panificação.
Algumas das versões desenvolvidas têm sido apresentadas em feiras profissionais do setor, como na Intersicop (Espanha) em 2017, na Tecnipão (Portugal) e na IBA (Alemanha) em 2018.
Após inúmeros testes efetuados à solução encontrada (testes de resistência, de produção e de performance), a Ferneto concluiu este processo em Maio de 2019, data em que a mesma chega ao mercado.
No entendimento da Ferneto, para limitar a propagação de poeiras, cumprindo o requisito da norma EN 453:2014, e de igual forma, preservar os índices de ergonomia das amassadeiras Ferneto, foi decidido desenvolver a proteção fechada da tina utilizando polímero técnico e, também, em aço inoxidável.
Leia mais:
- Norma europeia EN 453:2014: amassadeiras (proteções de tina)
- Incumprimentos: norma europeia EN 453:2014
- Proteções de tina (amassadeiras): alterações técnicas
- A asma do padeiro
- Boas práticas na padaria: propagação de poeiras