As extrusoras de massas são equipamentos concebidos para transformar massas alimentares ou outros tipos de produtos, substituindo o trabalho manual através de um sistema mecanizado.
As extrusoras permitem a produção contínua de produtos, garantindo uma maximização da produção com menos processos manuais. Estas são compostas por:
- Tolva para colocação de produto em massa;
- Elemento de extrusão (fusos);
- Matriz para dar forma ao produto dos alimentos;
- Motores que acionam o sistema de extrusão;
- Sistema de corte temporizado;
- Interligação de processos tecnológicos que permitem ao operador o controlo da cadência de extrusão, corte e velocidade do tapete.
Tal como o próprio nome indica, a extrusão é um processo através do qual se faz passar a massa por um orifício e que, depois de processada, assume a forma de um fio com o diâmetro e configuração de acordo com a própria configuração do orifício (matriz).
A regulação da cadência de corte, da velocidade do tapete e da velocidade do motor de extrusão conferem um carácter extremamente versátil à extrusora de massas Ferneto.
Versatilidade, elevada produtividade, custos de produção reduzidos, diversificação produtiva (formas variadas) e redução do esforço físico, são as principais vantagens para operadores e investidores.
Biscoitos, snacks, croutons, gressinos, aperitivos e produtos de confeitaria doces e salgados podem ser facilmente fabricados com o recurso a este equipamento.
A qualidade e a tipologia do produto fabricado na extrusora de massas dependem do tipo de operações efetuadas pelos profissionais que, coordenando as variáveis do corte e movimentos da extrusora, permitem alcançar diferentes resultados, diferentes produtos.