A batedeira planetária é um equipamento industrial concebido para fabricar, especialmente, massas de pastelaria, utilizando, para isso, várias ferramentas que permitem preparar diferentes receitas, diferentes produtos.
Embora existam diversas ferramentas e acessórios mas as principais ferramentas da batedeira planetária são a pinha, a pá e o gancho que, concebidos para os diferentes modelos de batedeiras (de 10 a 140 litros de capacidade), possuem várias aplicações.
PINHA
A pinha é a ferramenta mais tradicional da batedeira planetária e é direcionada para massas mais leves.
Composta por arames em aço inoxidável AISI 304 e com tampas em DIN POM C, a pinha assume um formato alongado (quase ovalizado), proporcionando um tipo de batido uniforme em todo o espaço do balde.
A pinha é ideal para batidos de pão-de-ló, claras em castelo, natas, cremes, mousses, sobremesas, pudins e molhos.
Utilizada em todos os modelos de batedeiras Ferneto, a pinha incorpora uma característica bastante vantajosa para os profissionais de pastelaria: a sua tampa pode ser facilmente desmontada para lavagem e reparação.
PÁ
Este tipo de ferramenta é adequada para massas intermédias que possuem alguma consistência, tais como tortas e bolos de arroz.
Totalmente construída em aço inoxidável AISI304, a pá é também utilizada para a mistura de ingredientes secos.
GANCHO EM ESPIRAL
O gancho, totalmente construído em aço inoxidável AISI304, é uma ferramenta utilizada para massas mais consistentes como para pizzas, pastéis e alguns pães.
O formato em espiral, tal como o gancho da amassadeira, reproduz o efeito das mãos sobre a massa ao ser sovada, esticando-a enquanto os ingredientes são misturados.
RASPADOR
O raspador é uma ferramenta que pode ser adicionada à pinha, pá e gancho, complementando o trabalho efetuado pelas 3 ferramentas.
Tal como o próprio nome indica, o raspador tem a função de raspar o interior do balde, evitando que os ingredientes fiquem “agarrados” nas extremidades. Tratam-se, acima de tudo, de “massas gordas” e com alguma consistência.
CALEIRA DE ADIÇÃO DE INGREDIENTES
Este acessório, colocada na grelha do equipamento, permite acrescentar ingredientes sem a paragem da ferramenta.
TOMADA DE FORÇA
A tomada de força é uma opção existente nos modelos de batedeiras BTL020 e superiores, que permite acoplar outro utensílio de trabalho, nomeadamente o moinho para a trituração de legumes, carnes e outros produtos.
Disponível na lateral do equipamento, a tomada de força, permite ter um posto de trabalho sem interferir no normal funcionamento.
Para além da utilização da ferramenta ou ferramentas mais adequadas, é importante que a velocidade das mesmas também seja apropriada ao produto ou receitas a fabricar.
As opções de comando das batedeiras planetárias Ferneto possuem diferentes velocidades e, também, gravação de receitas:
- Comando digital – 20 velocidades e capacidade de gravação até 7 receitas
- Comando analógico – escala de 1 a 11 velocidades (modelos até 60l de capacidade) ou 0 a 7 (de 80l a 140l de capacidade).
- Comando tátil – 20 velocidades e capacidade de gravação de 12 receitas ou mais (mediante consulta