Ferneto
 
 
  NOVIDADES  »  Notícias  »  Proteções de tina (amassadeiras): alterações técnicas
 

12-06-2019

A emissão de poeiras decorrentes da utilização de amassadeiras é o principal ponto abordado pela Norma Europeia EN 453:2014, que obriga a alterações por parte das empresas fabricantes de equipamentos, bem como pelas empresas empregadoras: padarias, confeitarias e outras unidades de fabrico de panificação.

A utilização de uma proteção de segurança fechada na tina da amassadeira é o método utilizado e implementado pela Ferneto, para limitar as emissões de poeira.

Na Ferneto, para amassadeiras que têm como destino os “mercados CE” (países membros da União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega, Suíça e a Turquia), utilizamos 2 tipos de proteções de tina mediante as tipologias de equipamentos:

  • Proteção fechada em polímero técnico PETG – amassadeiras de tina fixa (AEF, ABX, AFR e AXR)
  • Proteção fechada em aço inoxidável – amassadeiras de tina amovível (ATI)

 

A primeira é composta por polímero técnico em PETG, um material adequado à indústria alimentar, de elevada resistência e que permite uma boa visibilidade ao operador, dado ser transparente. Enquanto que a segunda é concebida em aço inoxidável AISI 304, também adequado à indústria alimentar.

As duas proteções cumprem com os pressupostos definidos na Norma Europeia EN 453:2014 e proporcionam uma performance equivalente às proteções em grelha, não interferindo com a qualidade da amassadura.

As proteções dispõem de uma pequena abertura com tampa, em polímero técnico, que permite ao operador retirar amostras de massa e verificar as características do produto em amassadura. Esta abertura, que tem a sua própria tampa, deve estar fechada, para evitar a propagação de poeiras.

Para mercados fora da União Europeia, a aplicação da proteção da tina é feita mediante outras regras, definidas de acordo com as regras dos próprios mercados.

 

Leia mais:

 
 
« voltar atrás
MUNDO FERNETO
 
PORQUÊ FERNETO?
 
SUSTENTABILIDADE
 
EQUIPAMENTOS - MÁQUINAS / PADARIA
 
GRUPO FERNETO
 
NOVIDADES
 
CONTACTOS
 
Copyright © 2013 Ferneto. Developed by Palo Alto
Aviso legal Siga-nos: