Ferneto
 
 
  NOVIDADES  »  Notícias  »  "PÃO DAS MULHERES" DE MOUETTE BARBOFF
 

22-02-2017

Mouette Barboff, uma personalidade bastante reconhecida no “mundo da panificação” com vários livros publicados em Portugal e em França, onde se destaca o livro “A tradição do Pão em Portugal” lançou mais uma obra para a “biblioteca do pão”.

O livro “Pão das Mulheres, pão legítimo” é uma obra de grande valor etnológico que tem por base uma minuciosa investigação em várias regiões de Portugal, realizada por Mouette Barboff entre os anos de 1980 e 1990, que retrata diferentes costumes, técnicas e experiências na arte de fazer pão.

Enquanto folheamos o livro, facilmente somos deparados por narrações verdadeiramente genuínas do povo português que evidenciam o contexto social sobre crenças e rituais... Laurinda de 71 anos, uma das figuras referenciadas no livro, termina a amassadura fazendo uma cruz sobre cada "pilhada de massa", recitando:

São Vicente d’acrescente
São João te faça pão
Nossa Divina Senhora
Te ponha a sua mão

Esta é uma viagem a três regiões do nosso país, vivida com muito respeito e carinho pelo pão português que irá certamente contagiar todos os apaixonados pela tradição, cultura e padaria portuguesas.

Esta iniciativa é mais uma prova de que a panificação portuguesa é um património que importa valorizar no seu todo, pois transmite a nossa identidade como povo contribuindo para o enriquecimento de Portugal enquanto nação.

Saiba mais informações sobre o livro “Pão das Mulheres” que conta com o apoio da empresa Ferneto em www.ancora-editora.pt.

 



Leia outras notícias
aqui.

 
 
« voltar atrás
Em Destaque: O MELHOR FOLAR E PÃO-DE-LÓ DE PORTUGAL (ACIP) - 2017 No passado dia 11 de Março realizou-se mais uma edição do Melhor Folar e Pão-de-Ló organizado pela ACIP, Associação do Comércio e da Industria de Panificação, Pastelaria e Similares. "PÃO DAS MULHERES" DE MOUETTE BARBOFF Mouette Barboff, uma personalidade bastante reconhecida no “mundo da panificação” acaba de lançar mais uma obra para a “biblioteca do pão", o livro "Pão das Mulheres" MÁQUINA PARA PRODUZIR EMPANADAS NA INTERSICOP 2017 Na Ferneto dispomos de uma solução direcionada para os industriais que produzem empanadas em larga escala. Uma mesa de corte vertical, preparada com várias estações de trabalho e personalizada às receitas, métodos de trabalho e diferentes necessidades produtivas.
 
MUNDO FERNETO
 
PORQUÊ FERNETO?
 
SUSTENTABILIDADE
 
EQUIPAMENTOS - MÁQUINAS / PADARIA
 
GRUPO FERNETO
 
NOVIDADES
 
CONTACTOS
 
Copyright © 2013 Ferneto. Developed by Palo Alto
Aviso legal Siga-nos: