Ferneto
 
 
  NOVIDADES  »  Notícias  »  Dia mundial do pão, hoje e sempre
 

12-11-2018

O Dia Mundial do Pão assinalou-se a 16 de outubro, com o propósito de celebrar o pão como alimento essencial para o Homem, nomeadamente para o problema da fome do mundo e para uma maior consciencialização de uma alimentação saudável.

Por tudo o que representa, crescimento, partilha, saúde,… o pão é, para nós, essencial à vida. É o nosso alimento, a nossa força, que merece ser enaltecido!

História do pão

O primeiro registo do pão data, aproximadamente, há 4 mil anos a.C., quando os egípcios, realizaram a fermentação de uma massa de trigo. O pão era o alimento do povo. Os egípcios amassavam o pão com os pés, utilizando espécies de trigo de qualidade inferior. O trigo de qualidade superior estava reservado para os ricos.

Foram os romanos que espalharam o consumo do pão pela Europa. Era costume fazer-se uma cruz na massa do pão e rezar para que ele crescesse bastante, o que originou um corte que ainda se vê nos pães de hoje. Até à Idade Média o número de pães era uma medida de pagamento.

Para os cristãos o pão é um alimento sagrado: um símbolo do corpo de Deus, da vida e de partilha.

A data

Instituído em 2000, em Nova Iorque, pela União Internacional de Padeiros e Afins (International Union of Bakers and Bakers-Confectioners), o Dia Mundial do Pão surge na sequência do Dia Mundial da Alimentação, que também é assinalado na mesma data.

Estabelecido em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, o Dia Mundial da Alimentação marca o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

De acordo com a Associação Portuguesa de Nutrição, “o pão é um alimento com presença regular na mesa das famílias portuguesas".

O alimento

O pão é o alimento mais popular do mundo e um dos mais versáteis, estando presente em várias refeições dando origem a inúmeras receitas.

Atualmente, existe uma alargada gama de pães com diversos formatos e produzidos a partir de diferentes cereais (trigo, centeio, milho, cevada, espelta, trigo integral), a água que varia de localidade para localidade, os ingredientes como o sal, o fermento, gorduras, açúcar e outros ingredientes adicionais (frutas, ervas aromáticas, sementes e frutos oleaginosos), que lhe proporcionam um diferente conteúdo nutricional e características organoléticas, impressionando os 5 sentidos humanos.

Algumas dietas alimentares excluem o pão por diferentes razões, nomeadamente a relativa quantidade de hidratos de carbono ou a existência de leveduras. Contudo, os nutricionistas recomendam uma alimentação equilibrada com a inclusão do pão como parte de uma alimentação variada.

A Direção Geral de Saúde aponta para inclusão de 4 a 11 porções de entre cereais, tubérculos e frutos amiláceos na roda de alimentação mediterrânica, nas diversas refeições diárias.

Seja de manhã ao pequeno almoço, de tarde ao almoço e lanche, ou à noite, ao jantar, o pão é uma peça chave da alimentação.

Definições de pão:

(fonte: www.apn.org.pt)

  • pão fresco: pão consumido num prazo inferior a 24horas a seguir à conclusão do processo de fabrico. É produzido num processo contínuo, cuja massa não foi submetida a qualquer processo de conservação (congelação por exemplo).
  • pão de longa duração: todo o tipo de pão que não se enquadra na definição de pão fresco.
  • pão tradicional: pão cujos ingredientes, receita e processos de fabrico mantêm-se inalterados há, pelo menos, 30 anos.
  • pão artesanal: pão obtido segundo a atividade artesanal regulamentada (Decreto-Lei n.º 41/2001, 9 de fevereiro, com redação dada pelo Decreto–Lei n.º 110/2002, 16 de abril).
  • pão biológico: qualquer tipo de pão cujos ingredientes foram obtidos mediante o modo de produção biológica (de acordo com as regras estabelecidas no Regulamento (CE) n.º 834/2007 do Conselho, 28 de junho de 2007).
  • pão ralado: produto resultante da trituração industrial do pão (sendo proibido o seu fabrico com sobras de pão provenientes de estabelecimentos de consumo.

 



Leia outras notícias
aqui.


 
 
« voltar atrás
MUNDO FERNETO
 
PORQUÊ FERNETO?
 
SUSTENTABILIDADE
 
EQUIPAMENTOS - MÁQUINAS / PADARIA
 
GRUPO FERNETO
 
NOVIDADES
 
CONTACTOS
 
Copyright © 2013 Ferneto. Developed by Palo Alto
Aviso legal Siga-nos: