Ferneto
 
 
  NOVIDADES  »  Notícias  »  A eficiência energética
 

30-05-2019

A redução dos consumos de energia nas economias e, em particular, nas indústrias tem sido uma preocupação cada vez mais constante.

A poupança de energia é um tema que importa refletir mas é essencial ponderar sobre os índices de eficiência energética, assim como os devidos impactos ecológicos.

A eficiência energética não é nada mais nada menos que a utilização racional da energia, seja energia elétrica, solar ou outra. É, apenas, uma utilização mais eficiente para atingir um determinado resultado.

Não devemos considerar que uma solução de baixos consumos é mais eficiente do que outra de consumos mais elevados, nem o contrário.

Maior potência não significa melhores resultados, apenas maiores consumos. Tal como acontece na indústria automóvel: um carro que atinge 100Km/h em 5 segundos, apenas indica que tem uma aceleração rápida - não podemos aferir que proporciona melhores resultados do que outro que demora 10 segundos.

Existe na sociedade uma ideia preconcebida, que maior potência produz necessariamente melhor performance, o que na realidade poderá não acontecer. A potência per si e de forma isolada poderá produzir, somente, maior consumo, podendo não transferir para maior eficiência produtiva.

Nos dias de hoje, o desafio da indústria é exatamente esse, produzir excelentes performances em tempos ótimos, minimizando os consumos energéticos. Tal como na indústria automóvel, a discussão vai para além da potência das viaturas, onde o tempo de reação e o consumo são elementos cada vez valorizados

Desta forma, a análise da eficiência energética deve, antes, incidir, na comparação de resultados das operações, dos consumos e dos próprios tempos de trabalho.

Esta preocupação com a utilização consciente da energia e da consequente racionalidade económica, tem conduzido a algumas alterações nos equipamentos que fabricamos e que sintetizamos nos seguintes pontos:

  • Utilização de variação eletrónica nas velocidades de trabalho das amassadeiras e das batedeiras, em substituição de motores de 2 velocidades;
  • Comandos de controlo com temporizador, em amassadeiras, batedeiras e laminadores;
  • Melhor isolamento térmico nos refrigeradores de água, armários, mesas e câmaras refrigeração;
  • Utilização de motores de elevada eficiência;
  • Melhores sistemas de ventilação;
  • Implementação de técnicas de construção mecânica que alcançam resultados mais eficientes

 

Para além de dotar os nossos equipamentos de melhorias no que à eficiência energética diz respeito, temos também implementado alterações nos processos produtivos de fabricação interna, bem como na substituição de equipamentos e ferramentas mais eficientes e ecologicamente menos agressivas.



Leia outras notícias
aqui.

 
 
« voltar atrás
MUNDO FERNETO
 
PORQUÊ FERNETO?
 
SUSTENTABILIDADE
 
EQUIPAMENTOS - MÁQUINAS / PADARIA
 
GRUPO FERNETO
 
NOVIDADES
 
CONTACTOS
 
Copyright © 2013 Ferneto. Developed by Palo Alto
Aviso legal Siga-nos: