Ferneto
 
 
  NOVIDADES  »  Notícias  »  A doçaria portuguesa inventariada No Ponto
 

20-03-2018

Portugal é um país de pequena dimensão geográfica mas de grande diversidade no que à gastronomia diz respeito.

Pelo menos é isso que também confirmamos ao folhear o livro A Doçaria Portuguesa, de Cristina Castro. Um livro que não é de receitas, mas que pode ser assumido como um inventário de todos os doces portugueses, que conta a história de cada um e que descreve as pessoas que os produzem. Cada doce tem uma história, um autor, uma localidade e uma tradição local.

Ser uma especialidade geográfica é o critério para a inclusão de um doce no livro. A iguaria tem de ser uma especialidade de um determinado ponto e deve ser algo que qualquer pessoa possa provar quando estiver nessa localidade.

Cristina Castro é a autora que conduz as rédeas deste projeto (No Ponto) e que percorre todos os pontinhos do mapa de Portugal que tem numa das paredes da sua sala, assinalando com pioneses cada docinho, cada viagem.

Em qualquer sítio de Portugal há um docinho, pelo menos um.” E é esse que Cristina não quer deixar escapar. Na prateleira já estão dois dos quatro volumes que está a escrever, e no portátil está o site que alimenta regularmente em noponto.pt para comunicar o outro lado do trabalho que realiza.

A prospeção dos doces é feita através da consulta às 308 câmaras municipais que existem no país.

As histórias das doceiras e dos doceiros são recolhidas sempre sob o mesmo ritual: liga a câmara, começa a filmar e deixa as pessoas falar.

Muitas horas são passadas ao computador para escrever o que vê e o que sente. Outras são passadas na biblioteca para cruzar e confirmar informações que recolhe no dia-a-dia. Um trabalho que se faz aos poucos e que leva tempo, tal como um bolo que tem o seu tempo para crescer.

Não podemos subir a temperatura para acelerar o processo de cozedura, só iremos estragar”. Mas que em cada momento, em cada viagem, em cada conversa, soma mais uns pontinhos ao seu mapa e traz consigo o coração mais rico, no ponto de partilhar mais alguns doces.

Os novos volumes já estão a ser preparados e prometem muitas histórias docinhas tais como aquelas que podemos encontrar nas edições Norte e Sul de A Doçaria Portuguesa. Um projeto que conta com o apoio da Ferneto e que merece ser apreciado por todos.

 



Leia outras notícias
aqui.


 
 
« voltar atrás
MUNDO FERNETO
 
PORQUÊ FERNETO?
 
SUSTENTABILIDADE
 
EQUIPAMENTOS - MÁQUINAS / PADARIA
 
GRUPO FERNETO
 
NOVIDADES
 
CONTACTOS
 
Copyright © 2013 Ferneto. Developed by Palo Alto
Aviso legal Siga-nos: