Ferneto
 
^
 
  NOVIDADES  »  Feiras  »  ... E A ILHA DO PICO ACOLHEU A PANIFICAÇÃO: FEIRA 2015
 

05-01-2015

A Ilha do Pico é um dos 9 destinos que o arquipélago dos Açores tem para oferecer ao mundo. Beleza natural, fauna com espécies únicas, gastronomia diferenciada e, ainda, “um Pico” que é um verdadeiro ícone da montanha.

Mas, para além de todos os seus encantos, a Ilha do Pico esconde segredos que só os mais atentos conseguem encontrar à primeira vista, mas que todos os que por aqui passam sabem apreciar e valorizar: a panificação picoense.

Assente nas bases da padaria e pastelarias portuguesas, a panificação picoense tem uma panóplia de produtos identificadores das suas tradições e da sua cultura… Um sentimento que encanta e que alegra o nosso estado de espírito sempre que entramos num fabrico de padaria… Um cheirinho a pão que cria água na boca e aquece o coração:

  • a massa sovada, um bolo doce que nada tem a ver com a massa do norte do continente (sovada no cilindro sovador). Um produto de receita simples e “gentilmente demorada” que se desfaz quando o partimos à mão. Em algumas casas é cozido com folha de conteira na sua base:
  • o pão de milho, um pão fofo mas denso e ligeiramente húmido que é muito parecido com a massa sovada picoense pela sua dimensão e tonalidade;
  • o bolo de milho, um pão com formato de pizza e que não pode faltar à mesa picoense,
  • as cavacas, retangulares, cobertas de açúcar. Similares aos bolos de gema do norte do continente e interior do país mas diferentes do litoral aveirense;
  • as vésperas e rosquilhas tradicionais das Festa do Espírito Santo;
  • e ainda o bolo de frutas, de cor escura e de intenso cheiro a melaço, que é uma iguaria natalícia muito tradicional da Ilha do Pico.

 

Assim, orgulhosos de todos os tesouros que o Pico tem, respeitadores da sua cultura, que decidimos estar presentes na Feira Comercial e Industrial da Ilha do Pico -Açores, uma feira que muito dignifica a sua terra e as suas gentes.

Organizada pela Associação Comercial da Ilha do Pico, a Feira da Ilha do Pico teve lugar na freguesia da Candelária durante os dias 11, 12 e 13 de Dezembro de 2015.
Expositores dos concelhos da Madalena, São Roque e de outras ilhas dos Açores como é o caso da Praiotel, empresa nossa representante, mereceram a visita assídua de cerca de três mil pessoas.

Foi com muito gosto que recebemos a visita por parte de clientes vindos de toda a Ilha do Pico. Por entre trocas de ideias e algumas partilhas de experiências que à padaria dizem respeito, foram apresentadas, por Paulo Ribeiro, algumas funcionalidades dos equipamentos expostos: amassadeira de 35 quilos de capacidade de farinha, a batedeira de 40 litros, o laminador de pastelaria, a divisora de massa e a cortadora de pão de forma.

A todos os clientes, profissionais e amigos que nos visitaram durante os dias de feira,  assim como a Associação Comercial da Ilha do Pico, um muito obrigado.




Leia outras notícias aqui.

 

 
« voltar atrás
Em Destaque: O MELHOR FOLAR E PÃO-DE-LÓ DE PORTUGAL (ACIP) - 2017 No passado dia 11 de Março realizou-se mais uma edição do Melhor Folar e Pão-de-Ló organizado pela ACIP, Associação do Comércio e da Industria de Panificação, Pastelaria e Similares. "PÃO DAS MULHERES" DE MOUETTE BARBOFF Mouette Barboff, uma personalidade bastante reconhecida no “mundo da panificação” acaba de lançar mais uma obra para a “biblioteca do pão", o livro "Pão das Mulheres" MÁQUINA PARA PRODUZIR EMPANADAS NA INTERSICOP 2017 Na Ferneto dispomos de uma solução direcionada para os industriais que produzem empanadas em larga escala. Uma mesa de corte vertical, preparada com várias estações de trabalho e personalizada às receitas, métodos de trabalho e diferentes necessidades produtivas.
 
MUNDO FERNETO
 
PORQUÊ FERNETO?
 
SUSTENTABILIDADE
 
EQUIPAMENTOS - MÁQUINAS / PADARIA
 
GRUPO FERNETO
 
NOVIDADES
 
CONTACTOS
 
Copyright © 2013 Ferneto. Developed by Palo Alto
Aviso legal Siga-nos: