Ferneto
 
 
  NOVIDADES  »  Dicas e ideias  »  Saber ouvir (também) é saber fazer
 

18/02/2016

O que é que faz um pastel de nata ser vendido por 2 euros e outro, aparentemente similar, também por 2 euros mas numa embalagem de 6 unidades?

Porque é que há produtos que durante o dia não têm grande rotatividade mas que em determinados horários são vendidos até esgotar?

  • os ingredientes utilizados não são os mesmos,
  • há empresas muita mais competitivas que outras e com posturas comerciais mais agressivas,
  • o nome da empresa fabricante ou da marca vendida tem bastante prestígio ou uma imagem muito positiva junto do consumidor,
  • a utilização de equipamentos mais tecnológicos e rentáveis que permitem uma grande otimização de custos;
  • a implementação de sistemas e inovações na gestão do estabelecimento de venda,
  • a disponibilidade e horário de abertura ao público,
  • a simpatia, o atendimento e bom serviço ao balcão dos colaboradores,
  • a própria tipologia do negócio (fabricante, ponto de venda ou superfície comercial),

 

São inúmeras as respostas e todas elas podem ser verdadeiras e exemplificam a realidade em que vivemos.
Os projetos nascem, crescem e renovam-se mediante o conhecimento que têm e sabem operacionalizar acerca do consumidor. É o mercado quem dita as regras e é o consumidor aquele que aceita ou rejeita, que diz sim ou não e que conduz a uma permanente transformação do mercado.

Tal como acontece na sociedade e, também, nos outros setores de atividade com foco no consumo, o setor industrial de panificação português tem alterado a sua composição.

Há empresas especialistas na sua produção focalizando-se apenas numa categoria de produtos (croissants simples, recheados, mistos, mini croissants, vendidos à unidade ou em várias…). São muitas as pastelarias que baseiam a sua mais-valia na qualidade dos produtos bem fresquinhos que coloca na montra assim como o seu bom atendimento. Existem centrais panificadoras bastante competitivas com unidades de produção de pães em larga escala.

De madrugada, há “fabricos de porta aberta” disponíveis para servir croissants quentinhos, pães com chouriço, fatias de pizza e diversos bolos. Atualmente, a sustentabilidade das empresas só existe quando o consumidor o permite, necessita e procura. E, para isso, é preciso conhecer o consumidor, os seus hábitos, comportamentos e expetativas.

Sabor, quantidade, saúde, light, preço, distinção, frescura, inovação, diversidade, simpatia, disponibilidade, frequência, ofertas ou promoções, … são algumas das principais variáveis de consumo que devem ser tidas em conta por quem trabalha no pão e na pastelaria. Por vezes, mais importante do que “fabricar para a montra”, é saber procurar mercados, é partir à descoberta (ou à criação) de produtos e serviços que possam ir ao encontro de determinadas variáveis de consumo e que, no futuro, poderão constituir-se como nichos de mercado atrativos.

Por isso, na padaria, no nosso setor, é essencial comunicar com o cliente, falar, percebê-lo, perguntar-lhe se prefere o pão “bem douradinho” ou menos cozido, se lhe agrada mais chocolate no croissant ou se prefere um croissant mais light.

Fomente e crie oportunidades para comunicar com os seus clientes, questione a sua satisfação e teste as suas ideias para novos produtos, amplifique as suas mensagens através dos meios de comunicação e registe as suas elações. Depois? Depois mãos à obra!




Leia outras notícias aqui.


 
 
« voltar atrás
Em Destaque: A “Padaria do Festival” conquistou Santarém Dinamizada pelo especialista Paulo Chagas e com o apoio da Ferneto e da Fastfer na montagem de equipamento, a Padaria do Festival de Santarém, operou durante os 11 dias do certame, fabricando pão de norte a sul do país, numa programação concertada com os dias do município agendados pela organização. THINK’IN 2017 focaliza no pão Nesta edição, a padaria foi o tema central, constituindo-se como o ponto de partida para as dinâmicas desenvolvidas no “Auditório T(h)alks” e na “Tenta T”... Uma grande iniciativa. Parabéns “Cozinha com queijo e humor” 2017 ... este evento reuniu cozinheiros, atores e humoristas de prestígio, numa noite repleta de risos, animação e de deliciosas tapas, onde a gastronomia (onde o pão está sempre presente) foi motivo de grande celebração.
 
MUNDO FERNETO
 
PORQUÊ FERNETO?
 
SUSTENTABILIDADE
 
EQUIPAMENTOS - MÁQUINAS / PADARIA
 
GRUPO FERNETO
 
NOVIDADES
 
CONTACTOS
 
Copyright © 2013 Ferneto. Developed by Palo Alto
Aviso legal Siga-nos: