Ferneto
 
 
  NOVIDADES  »  Dicas e ideias  »  "PÃO DE CORNOS" - VAGOS: HISTÓRIA E RECEITAS
 

história

Pão de Cornos é um pão de azeite feito à base de farinha de trigo que se assume no formato de meia-lua.

De origem centenária, oriundo da freguesia de Soza, concelho de Vagos, distrito de Aveiro, o Pão de Cornos era oferecido, em casamentos de famílias abastadas, às crianças que atiravam flores aos noivos, à saída da igreja (tradição em que ainda se desconhece o porquê).

Amassado de véspera com pouco fermento (para ter muitas horas de levedação), cozido em forno a lenha e uma produção demorada, conduziram à quase extinção do Pão de Cornos.

Atualmente é, apenas, produzido por uma padeira local que, em colaboração com a Confraria Gastronómica “As Sainhas” de Vagos tem contribuído para a sua promoção e divulgação em várias localidades e momentos culturais. Numa iniciativa conjunta entre a Confraria e a Ferneto, a receita do Pão de Cornos foi adaptada aos nossos dias, onde o tempo é cada vez mais escasso.

receita tradicional

Ingredientes
Farinha de trigo, fermento, azeite, sal e água.
Modo de preparação
De véspera, amassa-se a farinha com o fermento, sal e água. Deixa-se levedar até ao dia seguinte. Enquanto se aquece o forno, dá-se abas à massa e deixa-se a levedar, novamente. Depois de estar lêveda, tendem-se pequenas bolas de massa que se levam a repousar, num tendal branco, deixando-se, de novo levedar. Depois do forno quente, retiram-se-lhe as brasas com o rodo e varre-se o forno com o “sorrascador”. De seguida, espalmam-se as bolas de massa, barram-se com azeite, dobra-se a massa e dá-se-lhe a forma de meia-lua. Vai a cozer ao forno.
Saber fazer
“dar abas”- quando a massa está lêveda, com as mãos molhadas, dá-se-lhe volta, para que perca o ar e voltar a levedar.

receita adaptada aos nossos dias

Ingredientes
Água: 2,85l; farinha de trigo: 5Kg; sal: 100g; fermento: 100g; azeite: q.b.
Processos de fabrico
Adicione a farinha, a água e o sal na amassadeira espiral e amasse durante 15 minutos em 1ª velocidade.
Aos 12 minutos de amassadura, acrescente o fermento.
Divida, manualmente, em empelos de 250g e deixe repousar durante 30 minutos.
Espalme manualmente os empelos de massa e pincele-os com azeite.
Dobre a massa na forma de ferradura e feche, rasgando as pontas.
De seguida, polvilhe com farinha e deixe repousar durante 30 minutos, nos tabuleiros de persiana. Por último, leve a cozer durante 15 minutos a 230º C.

 

 
« voltar atrás
Em Destaque: O MELHOR FOLAR E PÃO-DE-LÓ DE PORTUGAL (ACIP) - 2017 No passado dia 11 de Março realizou-se mais uma edição do Melhor Folar e Pão-de-Ló organizado pela ACIP, Associação do Comércio e da Industria de Panificação, Pastelaria e Similares. "PÃO DAS MULHERES" DE MOUETTE BARBOFF Mouette Barboff, uma personalidade bastante reconhecida no “mundo da panificação” acaba de lançar mais uma obra para a “biblioteca do pão", o livro "Pão das Mulheres" MÁQUINA PARA PRODUZIR EMPANADAS NA INTERSICOP 2017 Na Ferneto dispomos de uma solução direcionada para os industriais que produzem empanadas em larga escala. Uma mesa de corte vertical, preparada com várias estações de trabalho e personalizada às receitas, métodos de trabalho e diferentes necessidades produtivas.
 
MUNDO FERNETO
 
PORQUÊ FERNETO?
 
SUSTENTABILIDADE
 
EQUIPAMENTOS - MÁQUINAS / PADARIA
 
GRUPO FERNETO
 
NOVIDADES
 
CONTACTOS
 
Copyright © 2013 Ferneto. Developed by Palo Alto
Aviso legal Siga-nos: