Ferneto
 
 
  NOVIDADES  »  Dicas e ideias  »  Empanadas, um pastel à escala global
 

27-01-2017

A “empanada”, nome dado em Espanha e em quase toda a América Latina, é um pastel de massa de farinha de trigo recheado com vários ingredientes e que assume vários formatos (meia-lua, retangular, circular, …) e dimensões um pouco por todo o mundo.

Em Espanha podemos encontrar a empanada galega, a formatjad” típica da ilha de Minorca nos Baleares, o cocarroi em Maiorca, a “empanada de batallón” na província de León… e na América Latina encontramos outras tantas referências: a empanada de pino no Chile, as empanadas de massa folhada no Peru, as empanadas tucumanas na Argentina, as llauchas na Bolívia.

Todas diferentes entre si mas com um elemento comum originário da própria palavra “empanada", que deriva do verbo espanhol "empanar", que significa envolver ou cobrir com pão.

É um pastel muito versátil, que funciona como uma entrada à refeição ou até como prato principal acompanhando outros alimentos. Não precisa de talheres para ser saboreada e pode ser facilmente transportada. Atualmente é vendida aos milhões em restaurantes e padarias pronta a ser consumida, mas também pode ser adquirida congelada para posterior cozedura.

As massas e os recheios, sensacionalmente diversos, tornam a empanada num produto universal. Pode ser recheada com carnes, peixes, mariscos, vegetais ou frutas e coberta por massa de farinha de trigo normal, de milho, de massa folhada ou até quebrada.

Embora seja um produto com muita história, a empanada é um exemplo clássico da cozinha mundial pois podemos encontrá-la em qualquer ponto do mundo e em qualquer padaria ou restaurante pode ser criada uma nova variedade. É um produto multicultural que preserva muitas tradições e eleva, cada vez mais, a criatividade gastronómica.

Para os industriais que fazem da empanada a sua arte e sua profissão, fazer uma boa empanada não é uma tarefa fácil. Para além de conhecer os diferentes gostos e hábitos de consumo implica, também, perceber exatamente as diferentes fases de produção.

O correto acondicionamento dos ingredientes, os tempos de preparação da massa e as suas condicionantes, a confeção dos ingredientes e temperos e, acima de tudo, as fases de montagem da empanada em larga escala são variáveis que os industriais sabem como ninguém.

Na Ferneto dispomos de uma solução direcionada para os industriais que produzem empanadas em larga escala. Uma mesa de corte industrial, preparada com várias estações de trabalho e personalizada às receitas, métodos de trabalho e diferentes necessidades produtivas que permite produzir cerca de cerca de 3000 empanadas por hora. Conheça-a melhor.



Leia outras notícias
aqui.

 
 
« voltar atrás
MUNDO FERNETO
 
PORQUÊ FERNETO?
 
SUSTENTABILIDADE
 
EQUIPAMENTOS - MÁQUINAS / PADARIA
 
GRUPO FERNETO
 
NOVIDADES
 
CONTACTOS
 
Copyright © 2013 Ferneto. Developed by Palo Alto
Aviso legal Siga-nos: