Ferneto
 
 
  NOVIDADES  »  Dicas e ideias  »  BROA MIMOSA - VAGOS: HISTÓRIA E RECEITAS
 

história

Originária do lugar do Boco, freguesia de Soza, concelho de Vagos, distrito de Aveiro, a Broa Mimosa é uma broa doce de textura macia e com sabor a limão e canela.

Pouco conhecida pela comunidade local, a Broa Mimosa era confecionada aquando da festa em honra de Santo Inácio, em fevereiro, para acompanhar o tradicional carneiro assado no forno. Tradição e receita que se foram estendendo aos lugares vizinhos mas que se perderam no tempo. Atualmente, o fabrico da Broa Mimosa está a ser reativado pela Confraria Gastronómica “As Sainhas” de Vagos que, com o apoio de pessoas mais idosas, promove a sua produção em diversas iniciativas culturais.

Composta por diversos ingredientes, amassada à mão e cozida em forno a lenha, o método original de fabrico da Broa Mimosa, difícil e demorado, limita a sua produção.

Unidos pelo objetivo de reavivar a Broa Mimosa, a Confraria “As Sainhas” e a empresa Ferneto aliaram esforços para adaptar a receita da Broa Mimosa à realidade que vivemos, permitindo que esta possa ser produzida, apreciada e conhecida por todos!

receita tradicional

Ingredientes
Farinhas de milho branco e trigo, fermento, ovos, sal, água, açúcar, canela e raspa de limão.
Preparação do crescente
Peneira-se a farinha de milho para um alguidar e junta-se-lhe o sal e açúcar. Escalda-se este preparado, com água a ferver, mexe-se muito bem, com um “mexão” e amassa-se. Quando estiver já bem amassado, junta-se-lhe a manteiga e um pouco de fermento. Volta a amassar-se tudo e deixa-se levedar.
Preparação da massa
Junta-se ao preparado anterior a farinha de trigo, o restante fermento, os ovos, a raspa de limão, a canela. Amassa-se tudo, muito bem, e deixa-se levedar, novamente. No dia seguinte, tendem-se as broas, numa malga e levam-se a cozer ao forno.
Saber fazer
Este preparado só leva água, quando se escalda a farinha de milho, pelo que deve levar ovos em abundância para se poder amassar. Se a massa ficar pouco doce, pode-se acrescentar, a gosto, açúcar, na preparação da mesma.

receita adaptada aos nossos dias

Ingredientes
Farinha de milho: 2,5Kg; água: 2,5l; farinha de trigo: 6Kg; açúcar: 2,5Kg; fermento: 300g; manteiga: 250g; ovos: 30 un.; sal: 120g; raspa de limão: 3 limões; canela: 10g.
Processos de fabrico
Adicione a farinha de milho, o açúcar e 1l de água (já fervida) na amassadeira espiral durante 11 minutos em 1ª velocidade.
De seguida, acrescente a farinha de trigo, o sal, a manteiga, os ovos, a raspa de limão e a canela e amasse durante 7 minutos em 1ª velocidade.
Adicione o fermento aos 10 minutos de amassadura. Deixe repousar durante 20 minutos.
Divida, manualmente, em empelos de 600g e polvilhe-os com farinha. Deixe repousar durante 45 a 60 minutos.
Por último, leve a cozer durante 60 minutos a uma temperatura média de 230º C.

 

 
« voltar atrás
Em Destaque: O MELHOR FOLAR E PÃO-DE-LÓ DE PORTUGAL (ACIP) - 2017 No passado dia 11 de Março realizou-se mais uma edição do Melhor Folar e Pão-de-Ló organizado pela ACIP, Associação do Comércio e da Industria de Panificação, Pastelaria e Similares. "PÃO DAS MULHERES" DE MOUETTE BARBOFF Mouette Barboff, uma personalidade bastante reconhecida no “mundo da panificação” acaba de lançar mais uma obra para a “biblioteca do pão", o livro "Pão das Mulheres" MÁQUINA PARA PRODUZIR EMPANADAS NA INTERSICOP 2017 Na Ferneto dispomos de uma solução direcionada para os industriais que produzem empanadas em larga escala. Uma mesa de corte vertical, preparada com várias estações de trabalho e personalizada às receitas, métodos de trabalho e diferentes necessidades produtivas.
 
MUNDO FERNETO
 
PORQUÊ FERNETO?
 
SUSTENTABILIDADE
 
EQUIPAMENTOS - MÁQUINAS / PADARIA
 
GRUPO FERNETO
 
NOVIDADES
 
CONTACTOS
 
Copyright © 2013 Ferneto. Developed by Palo Alto
Aviso legal Siga-nos: