Ferneto
 
 
  NOVIDADES  »  Dicas e ideias  »  "Broa mimosa" - Vagos: História e Receitas
 

história

Originária do lugar do Boco, freguesia de Soza, concelho de Vagos, distrito de Aveiro, a Broa Mimosa é uma broa doce de textura macia e com sabor a limão e canela.

Pouco conhecida pela comunidade local, a Broa Mimosa era confecionada aquando da festa em honra de Santo Inácio, em fevereiro, para acompanhar o tradicional carneiro assado no forno. Tradição e receita que se foram estendendo aos lugares vizinhos mas que se perderam no tempo. Atualmente, o fabrico da Broa Mimosa está a ser reativado pela Confraria Gastronómica “As Sainhas” de Vagos que, com o apoio de pessoas mais idosas, promove a sua produção em diversas iniciativas culturais.

Composta por diversos ingredientes, amassada à mão e cozida em forno a lenha, o método original de fabrico da Broa Mimosa, difícil e demorado, limita a sua produção.

Unidos pelo objetivo de reavivar a Broa Mimosa, a Confraria “As Sainhas” e a empresa Ferneto aliaram esforços para adaptar a receita da Broa Mimosa à realidade que vivemos, permitindo que esta possa ser produzida, apreciada e conhecida por todos!

receita tradicional

Ingredientes
Farinhas de milho branco e trigo, fermento, ovos, sal, água, açúcar, canela e raspa de limão.
Preparação do crescente
Peneira-se a farinha de milho para um alguidar e junta-se-lhe o sal e açúcar. Escalda-se este preparado, com água a ferver, mexe-se muito bem, com um “mexão” e amassa-se. Quando estiver já bem amassado, junta-se-lhe a manteiga e um pouco de fermento. Volta a amassar-se tudo e deixa-se levedar.
Preparação da massa
Junta-se ao preparado anterior a farinha de trigo, o restante fermento, os ovos, a raspa de limão, a canela. Amassa-se tudo, muito bem, e deixa-se levedar, novamente. No dia seguinte, tendem-se as broas, numa malga e levam-se a cozer ao forno.
Saber fazer
Este preparado só leva água, quando se escalda a farinha de milho, pelo que deve levar ovos em abundância para se poder amassar. Se a massa ficar pouco doce, pode-se acrescentar, a gosto, açúcar, na preparação da mesma.

receita adaptada aos nossos dias

Ingredientes
Farinha de milho: 2,5Kg; água: 2,5l; farinha de trigo: 6Kg; açúcar: 2,5Kg; fermento: 300g; manteiga: 250g; ovos: 30 un.; sal: 120g; raspa de limão: 3 limões; canela: 10g.
Processos de fabrico
Adicione a farinha de milho, o açúcar e 1l de água (já fervida) na amassadeira espiral durante 11 minutos em 1ª velocidade.
De seguida, acrescente a farinha de trigo, o sal, a manteiga, os ovos, a raspa de limão e a canela e amasse durante 7 minutos em 1ª velocidade.
Adicione o fermento aos 10 minutos de amassadura. Deixe repousar durante 20 minutos.
Divida, manualmente, em empelos de 600g e polvilhe-os com farinha. Deixe repousar durante 45 a 60 minutos.
Por último, leve a cozer durante 60 minutos a uma temperatura média de 230º C.

 

 
« voltar atrás
MUNDO FERNETO
 
PORQUÊ FERNETO?
 
SUSTENTABILIDADE
 
EQUIPAMENTOS - MÁQUINAS / PADARIA
 
GRUPO FERNETO
 
NOVIDADES
 
CONTACTOS
 
Copyright © 2013 Ferneto. Developed by Palo Alto
Aviso legal Siga-nos: