Ferneto
 
 
  NOVIDADES  »  Dicas e ideias  »  Atenção empreendedores: apoios ao investimento
 

15-02-2016

Gerir financeiramente uma empresa é um dos principais desafios que as empresas enfrentam diariamente.

Nem produzir muito é sinónimo de trabalhar bem, nem ter bons lucros ao final do mês é, por si só, reflexo de um bom desempenho empresarial.

Para gerir eficazmente o capital de uma empresa importa considerar muitos dados e informações de investimento e de financiamento.
A análise e negociação de captação de recursos financeiros, a aplicação adequada dos recursos financeiros disponíveis, os registos dos movimentos de caixa, controlo de contas relativas às vendas e compras a prazo, impostos e despesas operacionais, créditos e empréstimos são “várias parcelas” da realidade financeira de uma empresa e que influenciam, positiva ou negativamente, a sua capacidade para investir.

Crescer, aperfeiçoar, otimizar, inovar e criar, são os verbos preferidos do empreendedorismo e que estão, sempre, relacionados e umbilicalmente ligados à capacidade de investimento. Uma boa ideia para a produção de um pastel, um novo projeto de padaria tradicional, uma unidade fabril vocacionada para a internacionalização ou qualquer outro projeto ou iniciativa, só podem ser concretizados com investimento. Felizmente, para "bem da nossa economia", existem sistemas de incentivos às empresas para a captação de recursos para investimento.

Os sistemas de incentivos às empresas apresentam-se como um instrumento financeiro que, através da concessão de incentivos, apoiam o investimento em áreas como a investigação e desenvolvimento, produção e marketing, sustentando e facilitando o investimento no desenvolvimento de novos produtos e na aquisição de novas máquinas e equipamentos.

Em Portugal, muitas têm sido as empresas que têm apostado o seu crescimento por via de candidaturas a apoios de investimento em novos projetos empresariais. Existem vários incentivos nacionais para apoio aos empreendedores no desenvolvimento de novos projetos em diversas áreas:

  • QREN
  • SIFIDE II
  • Portugal 2020
  • Comércio Investe
  • IEFP


Procure aquele que melhor se adeque à sua empresa e ao seu projeto.
Uma boa ideia não se concretiza apenas com investimento, é necessário ponderação, muito querer e seguir, passo a passo, as diferentes etapas contempladas no projeto. Antes de qualquer investimento financeiro deverá existir um investimento na elaboração de um plano de negócios que demonstre todos os “porquês” e os “como” para que se assegure a sustentabilidade como a concretização de objetivos estabelecidos.



Leia outras notícias aqui.

 
 
« voltar atrás
Em Destaque: A “Padaria do Festival” conquistou Santarém Dinamizada pelo especialista Paulo Chagas e com o apoio da Ferneto e da Fastfer na montagem de equipamento, a Padaria do Festival de Santarém, operou durante os 11 dias do certame, fabricando pão de norte a sul do país, numa programação concertada com os dias do município agendados pela organização. THINK’IN 2017 focaliza no pão Nesta edição, a padaria foi o tema central, constituindo-se como o ponto de partida para as dinâmicas desenvolvidas no “Auditório T(h)alks” e na “Tenta T”... Uma grande iniciativa. Parabéns “Cozinha com queijo e humor” 2017 ... este evento reuniu cozinheiros, atores e humoristas de prestígio, numa noite repleta de risos, animação e de deliciosas tapas, onde a gastronomia (onde o pão está sempre presente) foi motivo de grande celebração.
 
MUNDO FERNETO
 
PORQUÊ FERNETO?
 
SUSTENTABILIDADE
 
EQUIPAMENTOS - MÁQUINAS / PADARIA
 
GRUPO FERNETO
 
NOVIDADES
 
CONTACTOS
 
Copyright © 2013 Ferneto. Developed by Palo Alto
Aviso legal Siga-nos: